terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alho realmente ajuda a controlar a pressão arterial, afirma estudo.

Alho realmente ajuda a controlar a pressão arterial, afirma estudo.

Enviado por Edelmar Schneider em seg, 29/12/2008 - 14:17

As doenças cardíacas e vasculares como a pressão alta estão entre as maiores causas de mortes. O fato é que grande parte das pessoas simplesmente não troca uma dieta desequilibrada, por uma vida mais saudável longa e feliz. Escuto freqüentemente pessoas falando – “Se eu tiver que largar meu churrasquinho e minha cerveja prefiro morrer”. Toda esta gordura no sistema circulatório levará inevitavelmente a pressão alta. Além de estar potencializando a tendência natural do organismo a desenvolver a hipertensão. A pressão alta leva ao desenvolvimento de tantas outras patologias que nem vou perder tempo listando aqui. Resumindo, pressão alta leva a morte.

Mas, existem alguns poucos que valorizam a vida. E para esses, o alho pode ser uma mão na roda, conforme ficou demonstrando por pesquisadores da “University of Alabama at Birmingham (UAB)”. O Alho contém compostos chamados de polisulfetos que interagem com os eritrócitos liberando gás sulfídrico (H2S) que interage com receptores nos músculos da parede das artérias causando o relaxamento. Quando os músculos das artérias relaxam a pressão diminui.

O experimento foi realizado em ratos que consumiram o equivalente a 2 dentes de alho fresco. O consumo desta quantidade de alho levou ao relaxamento de mais de 72 % nas artérias dos ratos.

O gás sulfídrico em concentrações elevadas é tóxico, corrosivo e mal cheiroso. Mas é produzido naturalmente no nosso organismo em pequenas quantidades, à medida que o ser humano envelhece a produção diminui, o que pode estar também associada à tendência natural do aumento da pressão, além de outros fatores.

Além disso, diversos estudos que lembro de ter lido apontam que o alho está relacionando a diversos outros benefícios para a saúde. Entre eles, a diminuição da agregação plaquetária, e a progressão da metástase em câncer.

Conclusão

Não sei se o alho frito proporcionará o mesmo efeito, acredito que não. Fica então a recomendação, consuma pelo menos dois dentes de alho por dia. Eu gosto de picar e jogar por cima da comida, fica um tempero picante muito bom. Evite comer muito alho, os benefícios serão superados pelos malefícios.

fonte: UAB